quinta-feira, 20 de abril de 2017

Com 111 anos, Tia Joana pode ser a mulher mais idosa de Arapoti


Por David Batista
Maria Joana dos Santos, moradora do bairro do Distrito do Caratuva, no município de Arapoti, vai completar 112 anos no dia 12 de outubro e pode ser a mulher mais idosa do município. 

Nascida na cidade de Figueira, tia Joana, como é chamada pelos amigos e vizinhos, é viúva e teve 3 filhos, um dos quais ainda vive com ela.

Evangélica, tia Joana mora em casa simples, porém tem uma vida ativa. Levanta de manhã faz o café, organiza a casa, faz o almoço, lava roupas, cuida de plantações no quintal, costura sem ajuda de óculos e ainda encontra tempo para contar suas histórias sentada na área da casa. 

Lúcida, Joana conta com orgulho sua trajetória de vida, trabalhou na roça desde muito cedo, cortou lenha no machado, roçou tigueras e pastos, colheu café, fez cercas de arame farpado, entre outros. 

Perguntamos até quantos anos ela trabalhou e com um sorriso respondeu, “eu ainda não parei de trabalhar não filho, até hoje ainda trabalho, ando bem, não tenho dores de velho, enxergo bem, costuro, cozinho, lavo e passo e ainda cuido do quintal”, disse ele com muito humor.

Para tanta longevidade, tia Joana, disse que sua alimentação sempre foi muito regrada, “nunca fui de compara porcarias no mercado como enlatados, aprendi com meus pais a comer alimentos saudáveis como arroz, feijão, macarrão, de vez em quando uma carninha e muita salada de “serraia” e café torrado em casa” afirma.

Esbanjando simpatia, tia Joana, disse que parou de dar conselhos aos mais novos, segundo ela, os jovens acham que os velhos só dão conselhos já ultrapassados, “eles comem o que querem, bebem o que querem e conselho não dou mais, já dei muitos e cabei por ouvir que, isso é coisa de “véio” caduco, então deixe eles viverem da maneira que quiserem. Uma coisa eu te digo, não sei que gosto tem um cigarro e muito menos bebida de álcool, só tomo café, suco e água”, finalizou

Caso você veja isto 
no banheiro ou no hotel, 
saia imediatamente 
e ligue para o 190
http://www.HojeWeb.com/2674478/caso-voce-veja-isto-no-banheiro-ou-no-hotel-saia-imediatamente-e-ligue-para-o-190/

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.