quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CAPAL: 15ª edição da Sipat movimenta a cooperativa

A Capal Cooperativa Agroindustrial realizou, na última semana, a 15ª edição da Sipat- Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho. As atividades reforçaram a importância de colocar a segurança em primeiro lugar, trabalhar com atenção, usando os EPI’s, respeitando as normas de trabalho e com os treinamentos exigidos para a sua função.

Previamente foi lançado um concurso de frases sobre o tema Segurança no Trabalho. A frase escolhida foi “No trabalho, na rua e no lar, segurança em primeiro lugar”, enviada pelo funcionário Rodrigo Belo, e estampou a camiseta do evento.

A abertura foi feita pelo gerente industrial Lourenço Teixeira e pelo presidente da Cipa, Fernando Michalauski. Lourenço enfatizou a criatividade e dedicação dos funcionários na realização das apresentações. "Hoje nossos funcionários literalmente fazem a Sipat e isso é muito bacana. São vários funcionários envolvidos e comprometidos em fazer um evento cada vez melhor", afirmou.

Já o presidente da Cipa reforçou o objetivo do evento, a conscientização para a segurança do trabalho. "Temos que nos cuidar todos os dias, porque sempre tem alguém nos esperando em casa", salientou.

Logo no início da Sipat foram relatados quatro acidentes que aconteceram com funcionários da Capal, Reginaldo e Adão, da Fábrica de Ração, Fernando Michalauski, da Loja e Vilma, do Financeiro. A mensagem através dos depoimentos era de que o acidente não acontece longe, só em outros locais, ele também acontece aqui e é preciso ser vigilante todos os dias.

Depois disso, a emoção tomou conta da Asfuca. Um vídeo surpresa com mensagens de alguns filhos de funcionários foi apresentado, reforçando a mensagem do cuidado diário. A funcionária Lucimere, do DAT, ficou muito emocionada com a participação de seu filho no vídeo. "Gostei muito do vídeo, fiquei emocionada. Quero guardar essa lembrança pra sempre", conta.

Para Barbara Priscila, que trabalha na Capal Arapoti, este foi um dos melhores dias de Sipat em que ela esteve. “O vídeo com mensagens das crianças foi muito lindo. Esse cuidado demonstra que somos importantes para a Capal. Fiquei realmente emocionada”, afirma.

Em seguida, o professor Itamar Ribeiro apresentou uma palestra muito animada, lembrando a todos que para manter a sua qualidade de vida é preciso dar valor aos gestos mais simples.

O segundo dia de Sipat trouxe o Quiz de Segurança, um jogo de perguntas e respostas, onde quem vacilava levava uma torta na cara. Além disso, a animação do dia ficou por conta das “Frenéticas por Segurança”, grupo inspirado nos anos 80, formado por seis funcionárias da Capal Arapoti. As duas paródias com tema “Sipat” agitaram a plateia.

O gerente da Unidade Itararé, que foi vencedora do Quiz, Heron Ferreira, conta como foi participar: “No início fiquei apreensivo em participar, mas consegui um parceiro e decidimos ir. Tivemos um contratempo no ônibus na ida, então pensei que tinha me livrado de levar uma torta na cara... Mas chegamos a tempo! Valeu pela participação, pela brincadeira e principalmente pela integração dos colaboradores no ônibus”.

O último dia da Sipat foi um show foi musical, com a terceira edição do festival de paródias apresentadas pelos funcionários. Este ano foram 15 paródias, entre sertanejo, pop rock e outros gêneros, todas falando sobre a segurança no trabalho e no dia a dia. Emileny Guarda Bueno, funcionária da filial Taquarivaí, apresentou uma paródia e gostou muito de participar. “Eu achei bem legal a Capal fazer um evento assim, diferente e atrativo para os funcionários. De certa forma também serviu para nos aproximarmos dos funcionários de outras unidades. Eu gostei bastante”, comenta.

A organização da Sipat, como sempre, tem sido muito feliz a cada nova edição, pois, está transformando os colaboradores em atores, saindo do conforto de meros espectadores! Isso demonstra a importância que cada um tem no dia a dia da empresa, cuidando de si próprio, assim como cuidando do colega ao lado.

“O evento foi um sucesso! Eu gostei muito e sinto que a mensagem principal, de que precisamos nos cuidar pois tem alguém em casa que nos espera, ficou para todos. Foram 3 dias de muitas emoções e surpresa, com certeza valeu a pena. Parabéns a todos os envolvidos, pois a cada ano a Sipat esta melhor”, afirma Eveline Mello, funcionária de Arapoti.

No final do evento o presidente da Capal, Erik Bosch, deixou sua mensagem. “É muito bonito ver um evento de tanta importância sendo tão bem preparado. Nossos funcionários estão de parabéns. 
A mensagem da segurança foi passada de forma divertida e com envolvimento de todos, espero que fique gravada na cabeça das pessoas”, concluiu.

Imprensa Capal

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.