quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LEILÃO É CANCELADO


A prefeitura de Arapoti cancelou o leilão que estava marcado para acontecer amanhã. O motivo segundo informou a assessoria de imprensa foi que teve um baixo número de credenciamento. "A Prefeitura decidiu prorrogar a data de credenciamento e da sessão de arremate". diz a nota. O leilão será agora no dia 07 de outubro e o credenciamento poderá ser feito até o dia 06. O edital e a ficha cadastral podem ser encontrados no sitewww.arapoti.pr.gov.br.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Secretaria de Saúde lança projeto voltado para mães adolescentes


 -Camila Delgado
Uma parceria entre a Secretaria de Estado, Secretaria Municipal de Saúde e Instituto Mundo Melhor, o Projeto Jovem Mãe é voltado para meninas entre 10 e 17 anos que estão grávidas ou já têm filhos.
O objetivo do projeto é acompanhar as ações desenvolvidas em favor da criança no primeiro ano de vida, a fim de diminuir os índices de mortalidade infantil por causas evitáveis. Também visa incentivar a permanência/retorno à escola, dar apoio diante de conflitos familiares e comunitários e orientar para mercado de trabalho, através da realização de atividades com as jovens mães. Os encontros do projeto serão mensais, e em breve o município receberá o Expresso MM, que realizará a capacitação das mães através de cursos on line.
De acordo com a Diretora da Estratégia Saúde da Família, Emilaine Gregório Klichowski, vem de acordo com as necessidades do município. “Será uma extensão do Projeto Aconchego e Pequeno Cidadão, que são realizados em parceria com a Provopar e Secretaria de Assistência Social”, completa.
A aula inaugural aconteceu na tarde do último dia 06, no Centro Administrativo Municipal, onde as jovens tiveram palestras sobre auto-estima com a psicóloga Vanessa Brugnari e a Dona Laura, da Colônia Holandesa.
O Evento contou com a participação do grupo da terceira idade, que apresentou a “dança do balaio”. Também estiveram presentes: a presidente da Provopar, Sueli Possatto De Masi; os vereadores, Clara dos Santos e Ademir Moreira; os conselheiros tutelares Jean Carlos Klichowski e Maria Joana Soares; e o diretor comercial do Grupo MM, André Machado.

Prefeitura leiloa bens inservíveis ao patrimônio público


No próximo dia 29, quinta-feira, no Centro Administrativo Municipal, a Prefeitura Municipal de Arapoti realizará o leilão dos bens que já não possuem mais utilidade para o município. Entre os itens disponíveis para arremate estão veículos, camas, lava roupas e fogões industriais.Os bens podem ser examinados pelos interessados até amanhã, no período das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h, nos locais indicados no edital do leilão. Para participar é necessário o credenciamento prévio, que deve ser realizado até as 17h do dia 28 de setembro, na Seção de Almoxarifado (no Centro Administrativo) ou na página da Prefeitura na internet.O edital e a ficha cadastral podem ser encontrados no site www.arapoti.pr.gov.br. Maiores informações pelos telefones: 3557-1388 e 3557-5760, ou pelo endereço eletrônico acima. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CAIC realiza torneio de futebol suíço



 -Camila Delgado
No último dia 11, o Centro de Atenção Integral à Criança realizou o 1° Torneio de Futebol Suíço do CAIC. A intenção era utilizar um ótimo espaço disponibilizado pela instituição e promover a integração com a comunidade.

Qualquer um podia participar, bastava inscrever seu time e pagar uma taxa de R$ 30,00. Infelizmente apenas cinco equipes participaram, mas muitas pessoas estiveram lá para acompanhar o evento. “Estava bem animado, teve bastante torcida. O pessoal se divertiu bastante”, conta Érica Coimbra, diretora do CAIC.

As equipes jogaram todas contra todas, e as três primeiras colocadas foram premiadas com medalha e troféu. O dinheiro das inscrições e das vendas – foi vendido sorvete, refrigerante e salgado aos presentes – será revertido em melhorias para a instituição.

Érica ainda coloca que a instituição pretende realizar o 2° Torneio ainda este ano. “Foi um projeto bem legal e pretendemos dar continuidade. Acreditamos que até o final do ano conseguimos organizar o próximo evento, e esperamos que haja uma participação ainda maior da comunidade”, finaliza.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

GLOBO ERRA FEIO EM ARAPOTI

A RPC afiliada a Rede Globo errou ao fazer uma matéria sobre o não aumento de vagas para vereadores na cidade. Na matéria que saiu hoje no jornal do meio-dia, na entrevista  com a vereadora Rosi, ai invés de colocarem na legenda da entrevista a palavra vereadora colocaram vendedora.
Estes dias uma repórter do mesmo canal, atendeu o telefone celular, tudo normal se não fosse ao vivo, no momento de uma entrevista. 


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Arapoti realiza campanha para doação de medula óssea

-Camila Delgado
Na próxima sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemepar, realiza campanha para cadastramento de doadores de medula óssea em Arapoti. Os interessados deverão comparecer na Unidade Básica de Saúde do Alphaville, no período das 8h às 17h, com RG e CPF em mãos. 
O candidato a doador deve ter entre 18 e 55 anos e gozar de boa saúde. Para o cadastro, deverá coletar 10 ml de sangue para a Tipagem Genética e assinar o Termo de Consentimento, para sua tipagem constar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME. 
A cidade tem capacidade máxima para 100 doadores. Caso haja mais interessados, estes serão colocados numa lista de espera e chamados posteriormente. 
Quem tiver dúvidas sobre a doação e os procedimentos pode ir à Associação de Funcionários da Capal (ASFUCA), hoje (21), às 19h. O médico João Miranda dará uma palestra sobre o assunto e estará à disposição da comunidade para maiores esclarecimentos. 

MEDULA ÓSSEA: UMA VIDA PODE ESTAR EM SUAS MÃOS.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Emenda propõe manter número de vereadores

-Nicole Chiaradia
Ainda neste mês de setembro, a Câmara Municipal deverá votar o projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal (LOM) que propõe manter o número de cadeiras do parlamento municipal sem alteração. Atualmente, a Câmara é composta por nove vereadores e, se o projeto for aprovado, este número deverá permanecer inalterado por mais quatro anos. O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para entrar em votação, mas já conta com a assinatura de sete parlamentares: Ademir Aparecido Moreira (PV), Clara Isabel dos Santos (PV), Juarez Antônio Wollz (PPS), Marino Carlos de Gouveia (PP), Rosi Rogenski Ferreira (PSB), Rita de Cacia Muller (PMDB) e Silvio Lara (PSDB).

Segundo o Presidente da Casa, Silvio Lara (PSDB), grande parte da população tem se mostrado contra o aumento no número de vereadores. Silvio conta também que o assunto vem sendo debatido entre os vereadores desde o início o ano, onde a maioria tem optado pela permanência de nove vereadores. “Para este projeto de Emenda ser aprovado, são necessários seis votos. Até agora já temos sete assinaturas. Portanto, o número de cadeiras para a gestão 2013-2016 deve permanecer inalterado”, explica.

A emenda constitucional nº 58 estabelece limite máximo de vereadores, bem como o teto de gastos, de acordo com o número de habitantes de cada município. No caso de Arapoti, que possui quase 26 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a lei permite até onze cadeiras. Cabe, portanto, a cada município decidir a quantidade de parlamentares, dentro do limite, que irá compor o corpo legislativo.

De acordo com a justificativa da Emenda, a Constituição estabelece um limite máximo, tanto para o numero de vereadores como no percentual de gasto, mas remete às Câmaras Municipais a atribuição de legislar de acordo com as necessidades e realidades de cada Município. “Não se deve entender o limite estabelecido como regra geral de representatividade democrática ou necessidade de gastos”. O projeto também defende que ‘a representação democrática não passa somente pelo aumento de parlamentares, mas sim pela participação dos cidadãos nos mandatos, por uma boa estrutura de comunicação com a sociedade, por servidores públicos qualificados e capacitados ao assessoramento das atividades dos parlamentares e principalmente pela transparência no Legislativo dando publicidade de seus atos’. “Cremos que deve sobressair à qualidade dos trabalhos dos vereadores, seu compromisso com o bem comum, o cuidado e a fiscalização responsável pelos atos do executivo e a honestidade dos seus componentes. Assim o número de nove vereadores se apresenta como suficiente para a adequada e democrática representação do povo arapotiense na sua câmara de vereadores”.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sai o resultado do concurso da prefeitura


A prefeitura de Arapoti divulgou o  resultado das Provas Escritas dos  candidatos do  Concurso Público para Provimento de Cargos do Quadro de Pessoal efetivo da Prefeitura do Município. 
Veja abaixo a relação dos candidatos aprovados. 
Clik no documento para ver em tamanho grande.

Hoje tem festa em Jaguariaiva

Jaguariaíva estará vivendo, apartir de hoje até o dia 18 de setembro, o 1º Festival Cultural - Tropeirismo-Parte de nossa história, que será realizado no antigo pátio da Rede (atrás da Prefeitura).
A abertura do Festival será hoje com início às 20 horas. A chegada dos Tropeiros, acendimento do fogo de chão, representando a abertura oficial do Festival, seguida de shows com o jaguariaivense Homero e sua acordeona e, às 23 horas, apresentação de João de Almeida Neto. No dia 15, em comemoração à Elevação de Jaguariaíva à Freguesia, Alvorada Tropeira, às 7 horas, hasteamento dos pavilhões e Ato Ecumênico.
Veja abaixo a programação completa:




terça-feira, 13 de setembro de 2011

Câmara aprova projeto antibullying

Ademir Aparecido Moreira (PV)
-Nicole Chiaradia
Foi aprovado durante a sessão realizada na última segunda-feira (05) o projeto de lei, de autoria do vereador Ademir Aparecido Moreira (PV), de desenvolvimento de políticas pedagógicas ‘antibullying’ no município. O projeto teve parecer favorável das Comissões de Constituição e Justiça e Educação, Saúde e Assistência Social.
Segundo o projeto, as políticas pedagógicas ‘antibullying’ deverão ser adotadas por todas as partes envolvidas - escola, família e poder público – que deverão reunir-se para decidir como lidar com os conflitos e suas implicações para o futuro. Para fins de incentivo, o município poderá contar com o apoio da sociedade civil, especialistas e entidades a fim de promover eventos como oficinas temáticas, seminários e distribuição de cartilhas educativas.
De acordo com o vereador, a lei não prevê punições aos estudantes, mas sim ações educacionais de conscientização, prevenção e combate ao bullying. “São ações que buscam melhorar o desempenho escolar, recuperar a auto-estima das vítimas e corrigir atitudes dos agressores”, disse.

Cadastro
Foi aprovado ainda outro projeto de autoria do mesmo vereador para criação do Cadastro Municipal de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais de Locomoção. O Cadastro deverá classificar cada necessidade de acordo com a área de cobertura das Unidades de Saúde, o que possibilitaria aos cadastrados o agendamento, por telefone, de consultas médicas, procedimentos odontológicos e exames nos Centros de Saúde e Unidades especializadas do município. Para ser incluído no registro, é necessário ser morador do município de Arapoti e apresentar atestado médico. “As pessoas são diferentes e têm necessidades diversas. Com isso, a lei exige que sejam garantidas condições apropriadas de atendimento às particularidades de cada indivíduo”, explica a vereador Ademir sobre o projeto.
Conforme as estimativas da organização Mundial de Saúde (OMS), o Paraná tem cerca de um milhão de portadores de necessidades especiais, o que corresponde a 10% da população do Estado. “Não temos estimativa de qual é esse número em nosso município. Mas se implantarmos um cadastro, poderemos saber com precisão qual a demanda de cada serviço ofertado pela rede pública de saúde e assim melhorar a qualidade do atendimento”, observa o parlamentar.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Acidente com moto mata duas pessoas

Duas pessoas que estavam em uma motocicleta morreram em um acidente na noite de sábado, em Arapoti. De acordo com a 5ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo envolveu-se em uma colisão com um caminhão no quilômetro 218 da PR-092, por volta das 19 horas.
A moto Honda CG 125, com placas de Arapoti, era conduzida por César Aparecido de Almeida, 38 anos. A motocicleta atingiu a lateral do caminhão Volvo NL 12, de Dois Irmãos (RS), que era dirigido por João Luis Frohlich, 45.
O Siate foi acionado para atender a ocorrência, mas o piloto da moto e a passageira Lucinei da Silva, 44, morreram no local. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa. O caminhoneiro não se feriu.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Stora Enso comemora aniversário com visita à fábrica




Funcionário explicando o funcionamento da fábrica ao vereador potinho


Vereadores de Arapoti estiveram visitando a fábrica
 Para comemorar seus 19 anos, a Stora Enso Arapoti Indústria de Papel SA convidou representantes da comunidade para fazer um passeio pela fábrica e conhecer os processos de produção do papel. Entre os presentes no evento, realizado na manhã da última quarta-feira (31), estavam os vereadores Jan Roelof Pot, o Potinho (PSDB), e Lorival Aparecido Modesto de Oliveira, o Buika (PPS), representando a Câmara Municipal.
Os convidados, divididos em quatro grupos, puderam adentrar as instalações e conhecer em detalhes as etapas da transformação da madeira em papel. O Diretor Industrial, Lucinei Damalio, que orientou a visita explicou um pouco sobre a ideologia da empresa baseada na sustentabilidade, ‘entendida como responsabilidade econômica, social e ambiental’. “Sustentabilidade é o fundamento do modo de pensar e agir em relação a cada aspecto das atividades da empresa. A Stora Enso está buscando repensar, a nível mundial, a indústria de embalagens, papel e produtos de madeira. Nós buscamos sempre repensar o existente com o objetivo de oferecer aos nossos clientes soluções inovadoras baseadas em materiais renováveis”, conta Damalio.
“A Stora Enso contribuiu para o desenvolvimento econômico e social de Arapoti”, lembra Potinho no final da visita. “É uma empresa que gerou e continua gerando muitas riquezas e empregos para o município, mas sempre pensando na preservação do nosso meio ambiente. A fábrica já faz parte da história e da memória dos arapotienses, há uma relação e amizade estabelecida”, afirma.
O vereador Buika, que acompanhou todas as etapas da produção com curiosidade, disse ter participado desde a fundação da Unidade. “Eu trabalhei na construção desta indústria e quase 20 anos depois volto para fazer esta visita. Fiquei surpreso com a receptividade dos funcionários e com a grandiosidade da empresa, não só em Arapoti, como no mundo todo”, ressaltou.
A assessoria de comunicação orienta que as pessoas interessadas em conhecer a indústria devem enviar um e-mail solicitando a visita, ou através do site http://www.storaenso.com/about-us/mills/brazil, pelo canal de comunicação. A visitação à fábrica é permitida apenas para maiores de 16 anos.

A empresa
Antes da visita, o Diretor Industrial, Lucinei Damalio, fez uma breve apresentação aos convidados sobre a companhia sueco-finlandesa, que possui 27 mil funcionários distribuídos em 88 unidades de produção em mais de 35 países. A multinacional é considerada uma das empresas mais antigas do mundo com mais de 700 anos de história.
A fábrica de papel, como explicou o Diretor Industrial, foi fundada com o nome Inpacel Indústria de Papel e Celulose Arapoti e iniciou sua operação em 28 de agosto de 1992, sendo adquirida em 2006 pelo grupo Stora Enso. Arapoti é a única produtora de papel revestido da América Latina, com capacidade de produção de 180 mil toneladas. Atualmente, a empresa gera no município cerca de 340 empregos diretos e 4,6 mil indiretos. Entre os principais clientes no Brasil, estão a Avon e a Natura Cosméticos que utilizam o papel produzido em Arapoti na confecção de catálogos, e a Abril Revistas e a Editora Globo.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

“Resgatando o Patriotismo” é o tema do desfile de amanhã


* Camila Delgado
O hasteamento dos pavilhões (bandeiras) está programado para as 8h, em frente à antiga prefeitura.  Em seguida, às 8h30, começa o desfile. Será na Rua Moisés Lupion, no sentido Banco do Brasil – Posto Centro, e terá como tema “Resgatando o Patriotismo”.Além das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, também estarão presentes: a Apae, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), O Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti (CEEP), as Secretarias Municipais, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Trempe de Aço, a Fanfarra de Carambeí, a Banda Marcial de Itararé, o pelotão do 13° BIB de Ponta Grossa e a Fanfarra dos Desbravadores de Itararé.Valéria Gouveia, chefe da Divisão de Cultura do município, chama a todos para assistirem o desfile. “Não deixem de prestigiar esse bonito evento e celebrar o patriotismo conosco”, convida.     
No dia em que comemora-se a independência do Brasil, a prefeitura de Arapoti realiza o desfile cívico, a fim de resgatar o civismo e lembrar a importância da pátria.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aprovado Cidadão Benemérito a ex-vereador




      Nicole Chiaradia
 A Câmara Municipal aprovou durante a Sessão desta segunda-feira (29) o decreto nº167, que concede o Título de Cidadão Benemérito de Arapoti ao ex-vereador José Maria Carneiro Filho, conhecido popularmente por Zé Modesto. O decreto, de autoria do vereador Juarez Antônio Wollz (PPS), foi aprovado por unanimidade e em votação única.
Nascido em 1941 na extinta vila Cachoeirinha, o ex-vereador Zé Modesto ingressou na vida política em 1968, aos 27 anos de idade, a convite do então prefeito da época Emílio Carneiro Kluppel e do ex-vereador José Carlos Lopes dos Santos, o Zé balcão, para integrar o grupo de apoio ao pré-candidato à Prefeitura, Bianor Nunes. Em novembro do mesmo ano, Zé Modesto foi eleito pelo partido ARENA (Aliança Renovadora Nacional) como o candidato mais votado.
O ex-vereador deu continuidade à carreira na vida pública, conquistando ainda mais quatro mandatos dos seis que se candidatou. Até hoje, Zé Modesto é o único no município a ser eleito por cinco vezes (1968; 1976; 1982; 1992; 2004).

Entre as conquistas de seu currículo, estão a 39ª CIRETRAN e o Hospital Municipal 18 de Dezembro. “No exercício de suas funções, 20 anos como servidor público municipal e cinco vezes vereador, Zé Modesto sempre se destacou pela sua honestidade, seu caráter e por sua personalidade ímpar. Colaborou decisivamente para o desenvolvimento de Arapoti, na busca por melhorias para a comunidade local e legislando em favor do povo”, homenageou o vereador Juarez.
O Título de Cidadão Benemérito será entregue ao ex-vereador Zé Modesto em data a ser definida pela mesa diretora.