segunda-feira, 30 de abril de 2012

Campeão mundial de futsal é treinador da escolinha de futebol

Agência Criativa
Por David Batista


Uma escolinha de futebol do Paraná Clube com quase 100 atletas com idade entre 8 e 16 anos, está funcionado desde março no município de Arapoti com treinos no estádio Municipal Bianor Nunes. O Autor do projeto é Danilo Lançoni Lacerda, 40 anos, ex jogador de futsal, que iniciou sua carreira como jogador com 12 anos no Colorado, que anos depois faria uma fusão com o Pinheiros, tornando se o Paraná Clube. No clube ele jogou futebol de campo até os 19 anos, depois iniciou sua carreira no futsal. Danilo que tinha planos de trabalhar no esporte quando encerrasse sua carreira, passou por diversos clubes brasileiros, entre eles a Inpacel de Arapoti em 92, chegando à seleção brasileira em 93, onde conquistou vários títulos brasileiros e Sulamericanos, e no auge da carreira jogou 7 anos na Itália e depois retornou ao Brasil.
Em busca do sonho de trabalhar com crianças no esporte, Danilo fez contatos com a diretoria do Paraná Clube em Curitiba, que achou a iniciativa do atleta interessante e deu toda assessoria para que o projeto da criação da escolinha de futebol de Arapoti se tornasse uma realidade. Já no mês de fevereiro deste ano os trâmites legais estavam concluídos com a diretoria do Paraná Clube e Danilo autorizado a iniciar os trabalhos que começaram em março com a abertura das inscrições dos atletas. “Em menos de 30 dias já tínhamos quase 70 atletas inscritos e hoje já estamos chegando aos 100. Era um sonho que eu tinha quando parasse de jogar, que hoje se tornou realidade. Estar desenvolvendo esse projeto em Arapoti para mim é uma honra, aqui joguei na Inpacel, vivenciei o auge da minha carreira chegando à seleção brasileira, constituí família e hoje estou fazendo o que planejei, esse projeto é sem dúvida uma grande satisfação pessoal”, afirmou Danilo.
Os treinos acontecem toda segunda e quarta feira com 1 hora por dia. Os atletas são divididos por faixa etária e para cada categoria acontece um tipo específico de treinamento. “Não podemos exigir dos garotos de 8 anos o mesmo que exigimos dos de 15 anos, porém em um quesito temos unanimidade que é a disciplina, isso é fundamental na formação do atleta”, diz Danilo. Nos primeiros 30 minutos o professor Danilo, como é chamado pelos garotos, faz a preparação física, depois treinamento com bola onde são ensinados fundamentos básicos como passes, dois toques e em seguida o tão esperado “rachão”. Danilo sempre atento e conversando bastante com os atletas, várias vezes para as jogadas e passa instruções para os jogadores. “A visão rápida do atleta no desenrolar das jogadas são fundamentais para surpreender a defesa adversária, por isso eu quase sempre paro as jogadas para recomeça-las com orientações e em outras oportunidades eu indico ao atleta que está com a bola, a melhor opção de jogada, o mesmo acontece com a nossa defesa e meio de campo”, afirma o treinador.
Danilo que agradeceu ao prefeito Luiz Fernando de Masi por ter cedido o estádio para os treinos, ainda conta com o apoio de outro bi campeão mundial de futsal - Paulo Sérgio Lira Goes “Fininho” que passou por grandes clubes brasileiros, jogou na Itália e hoje reside em Arapoti. Fininho que tem o filho Pedro de 15 anos treinando com Danilo, afirma que o trabalho do amigo e ex-parceiro de seleção brasileira é de extrema importância para a comunidade arapotiense. “O Danilo não está só trabalhando na formação de novos atletas, mas também na formação do homem e do seu caráter. O esporte tratado com seriedade une classes sociais e oferece condições para que os garotos saiam das ruas onde sabemos da facilidade do contato com as drogas. Está de parabéns não só o Danilo por colocar em prática seu sonho, mas também toda a comunidade arapotiense”, disse Fininho. O bi campeão brasileiro falou ainda do peso e da credibilidade que tem o nome Danilo na indicação de um atleta para qualquer clube.
Danilo que tem a disposição um professor de educação física, também conta com o apoio da esposa Patrícia que o acompanha aos treinos, cuida da parte burocrática da escolinha e faz o contato com os pais dos atletas. Danilo fez questão de destacar que pelos menos 30% dos atletas participam dos treinos sem custo nenhum, “nós já conseguimos, com ajuda da minha esposa, cestas básicas para as famílias de alguns atletas. Isso é extremamente gratificante, poder atuar na parte social também”, afirmou. Outro fator importante destacado pelo treinador é a abertura oferecida pela diretoria do clube curitibano, para que os garotos que se destacarem possam ir sem burocracia fazer testes nas instalações do clube na capital.

Sondagem: No início do mês de abril o ex-jogador da década de 80 Márcio Ramos e olheiro de um grande clube de Curitiba, esteve visitando Arapoti onde acompanhou os treinos da garotada. Márcio discreto trouxe na bagagem o nome de pelo menos dois garotos, que preferiu não identificar sem antes fazer contato com o treinador, “um deles” segundo Márcio, é articulador da grande área, rápido e tem um bom domínio de bola, o outro mais encorpado, tem pinta de atacante rompedor, os dois tem a característica de partir para cima dos defensores, esses são prenúncios de que no futuro podem ser grandes jogadores”. Afirmou.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vereadores visitam obras para abertura de via

Rua entre os Residenciais Inpacel e Araucária ligará os bairros Vila Nova, Bosque, Humaitá e Pindorama ao Centro da cidade


-Nicole Chiaradia
Na manhã de terça-feira (24), os vereadores Marino Carlos de Gouveia (PP) e Silvio Lara (PSDB) visitaram as obras para abertura da rua de ligação que encurtará o trajeto entre os bairros Vila Nova, Bosque, Humaitá e Pindorama ao centro da cidade. A via de acesso passará entre os condomínios Residencial Inpacel e Araucária, conforme estabelecido pelo Plano Diretor Municipal.
A realização da obra é ensejo de proposições parlamentares desde 2005, quando a Comissão de Obras e Serviços Públicos daquela gestão – composta pelos então vereadores Lourival de Jesus Penna, o Zico (PMDB), Osires José Gouveia (PSDB) e Silvio Lara – apresentou emenda modificativa ao artigo 7º da Lei 775/05, que dispõe sobre a criação do Condomínio Inpacel. O texto, depois de alterado, passou a vigorar determinando abertura de rua conectora paralela à Rua das Rosas, ligando a Rua Manoel Dias Martinez à Rua Jorge Direne.
Para que a lei fosse cumprida e a obra executada, a luta do parlamento continuou na atual gestão, através de requerimentos e indicações enviados ao Executivo. Em maio do ano passado, os vereadores Marino de Gouveia e Silvio Lara, à frente das solicitações, cobraram da Prefeitura prazos para abertura de duas ruas conectoras – uma que passaria entre os condomínios Araucária e Inpacel e outra paralela à rodovia PR-092 – considerando existência de dotação no orçamento municipal para execução das obras.
A via de acesso paralela à Rodovia, que teve parte do investimento de pavimentação – cerca de R$ 130 mil – resultante de devolução de verba da Câmara Municipal, foi finalizada e entregue para uso da população ainda em dezembro do ano passado.
Agora, segundo Silvio Lara, o trabalho do legislativo será acompanhar as obras até sua conclusão.“As conquistas, em termos de execução de leis, demoram a serem concretizadas, como a luta da Câmara Municipal para realização desta obra que vem desde 2005. E é esse o trabalho do vereador: iniciar novos projetos, mas também dar continuidade ao trabalho de gestões anteriores”, ressalta o vereador ao relembrar a trajetória.
“Esta obra é um avanço que trará mais agilidade e rapidez na locomoção de moradores da região. Não podemos deixar de agradecer ao Prefeito Municipal Luiz Fernando de Masi (PSDB) pela liberação da obra, e ao Síndico e Presidente do Condomínio Inpacel Diolindo Aparecido da Cruz e Darlei Wollz de Gouveia, respectivamente pelo apoio e colaboração”, lembrou o vereador Marino.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

AMANHÃ TEM PALESTRA NO ALPHAVILLE

Doenças do cotidiano são discutidas na UBS do Alphaville
Camila Delgado
Na última sexta-feira de cada mês, moradores do Alphaville e região têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre diversas doenças presentes no nosso dia-a-dia, como hipertensão, diabetes, hipotireoidismo, reumatismo, entre outras.
Iniciativa do Doutor Eduardo Sargi, médico da Unidade Básica de Saúde, as palestras têm como objetivo a prevenção de doenças e a melhora na qualidade de vida. "Falamos sobre alimentação, atividades físicas, o que pode e o que não pode fazer em cada situação. É um bate-papo descontraído para que o pessoal possa tirar dúvidas", complementa o médico.
A primeira reunião aconteceu no dia 16 de março, e teve como tema hipertenção e diabetes. "Foi muito legal. Compareceram mais pessoas do que o esperado e eles interagiram bastante, inclusive sugeriram temas para as reuniões futuras", comemora Eduardo.
A próxima palestra está marcada para o dia 27 de abril, às 13h, na UBS do Alphaville. Os temas tratados serão colesterol e triglicerídeos, com enfoque na alimentação. O encontro é gratuito e aberto ao público.

terça-feira, 24 de abril de 2012

FININHO EM ARAPOTI

Idolo Fininho visita Projeto Social !


O Atleta Fininho, ex jogador da Seleção Brasileira, visitou na manhã do ultimo sábado (8) o projeto Aluno e Atleta Nota 10 do Conselho Tutelar, o projeto tem a coordenação do Conselheiro Romanti Moreira e atende crianças e adolescentes com o objetivo da inclusão social. 
O ex-jogador Paulo Sérgio Lira Góes, “ala Fininho” foi bicampeão mundial, conquistou os títulos em 1992, em Hong Kong, e 1996, na Espanha, artilheiro marcando 140 gols com a camisa da Seleção Brasileira de Futsal, em 13 anos de carreira.
Os principais títulos de Fininho foram: Campeão Mundial de Clubes, bicampeão Mundial de Seleções, bicampeão da Liga Nacional e prêmios individuais como Melhor Jogador da Liga Nacional, Melhor Jogador do Mundial de Clubes, entre outros.
Fininho chegou ao ginásio Otacílio de Souza por volta das 9h00min, e foi recepcionado pelo Conselheiro Tutelar Sr. Romanti Moreira, Técnico da equipe União e voluntário do projeto Sr. Antonio Carlos Magalhães, Atleta da Equipe União e Voluntário Sr. Eder Cristian e Conselheiro Tutelar Sr. Luis Mateus.
O Tec. Antonio Carlos reuniu os adolescentes ao centro da quadra e apresentou o craque para todos ali presente.Fininho cumprimentou todos e parabenizou o Conselheiro Romanti e o técnico Antonio Carlos pela iniciativa do projeto Social.
Em seguida o craque comentou um pouco de sua historia como atleta, das suas dificuldades e glorias no mundo do futsal. Segundo o eterno camisa 10 da seleção, para se tornar um grande jogador, precisa primeiramente ter muita dedicação, “para chegar a onde cheguei não foi fácil, sempre ralei muito, treinei, me dediquei nos treinamentos, seguia corretamente as normas das equipes, com isso fui crescendo, até alcançar o sonho de qualquer garoto, que é chegar a seleção, chegar lá foi fácil, mas se manter na seleção brasileira durante 14 anos foi difícil, mas graças a Deus estou realizado, e honrado de poder defender a amaralinha todo esse tempo, apesar de não ser aproveitado mais, pois quando deixei a seleção, eu estava em ótima forma, só sai por opção de treinador, mas isso não vem ao caso”
Fininho ainda ressaltou aos fãs adolescentes, que tenham comprometimento na escola, “vocês que estão começando agora, o melhor caminho é primeiramente estudar, depois treinar, o estudo é uma necessidade da vida para se atingir os objetivos que nós definimos a nós mesmos, além do estudo, outro fator importante é a honestidade e a humildade, nunca queira subir na vida pisando em outras pessoas, focalize o que você quer, pense positivamente, pois certamente Deus lhe recompensará, sejam obedientes com os Pais, Avós, Tios, Professores, quem tem a ganhar com isso é só vocês, levem a serio esse Projeto, e caso alguém se destacar o Romanti e Antonio vai me avisar, pois iremos agilizar alguns testes neste Brasil a fora, pois tenho vários contatos”.

O técnico e voluntário Sr. Antonio Carlos, falou que foi muito importante à visita do Fininho, “ com certeza a visita e as palavras do craque irá estimular ainda mais os adolescentes, pois não é sempre que um atleta vitorioso mundialmente está disposto e preocupado com a formação das crianças do nosso País, além do fininho ter sido ídolo dentro da quadra, fora dela ele é um exemplo para todos nós”.
Já o atleta da equipe União e voluntário Sr. Eder Cristian, fez questão de lembrar que seu maior ídolo no mundo do futebol é o Fininho, “lembro quando o craque defendia o grande time da Inpacel em nossa cidade, o conhecia somente como jogador, mas felizmente tive o prazer de conhecer fora da quadra, e minha admiração pelo craque sóaumentou, pois além de bater uma grande bola dentro das quatros linhas, fora dela não é diferente, pois a fera é exemplo de honestidade e humildade”. 
O Conselheiro Tutelar e coordenador (voluntário) do Projeto Sr. Romanti Moreira, fez questão de agradecer presença do ídolo e lembrou que não são todos os craques que se preocupa com o futuro do nosso País, “agradeço ao Fininho por se preocupar com a formação das crianças e adolescentes de nosso município, com certeza estes conselhos, servirá de exemplo para muitas delas, pois a receita para se tornar um homem vitorioso e de caráter ele deu, basta eles seguirem”.
Para finalizar Romanti perguntou ao ídolo, quando que ele iria abrir uma escolinha de futsal aqui em Arapoti, o ídolo respondeu: “o futuro pertence a Deus, se for da vontade dele, em breve estarei repassando o dom que ele meu deu para as crianças de nossa cidade.”
Fonte: União Arapoti de Futsal


sábado, 21 de abril de 2012

TRAGÉDIA! ENGAVETAMENTO ENTRE CARRETAS E VEÍCULO FAZ DIVERSAS VITÍMAS










Um grave acidente que aconteceu ontem por volta das 11:00 na PR 092 entre Arapoti e Calógeras, envolvendo 4 carretas e um Gol, deu trabalho para o corpo de bombeiros comunitário de Arapoti, que teve de chamar ajuda para os bombeiros de Jaguariaiva.Foram usadas também para os atendimentos das vitimas várias ambulâncias.
O motorista da carreta que vinha no sentido Arapoti forçou uma ultrapassagem em uma curva e acabou dando de frente com outra carreta. Os 2 motoristas morreram na hora no local. Uma outra carreta que vinha logo atrás não conseguiu desviar e acabou entrando de baixo da carreta, o motorista ficou preso nas ferragens e um gol que estava logo atrás da 3ª carreta não conseguiu desviar e acabou se envolvendo no acidente. Uma outra carreta que vinha logo atrás do Gol também não desviou e se chocou com o Gol.
 Os passageiros do Gol e o motorista da 4ª carreta tiveram ferimentos leves. A pista ficou interditada por cerca de 2 horas para o socorro das vitimas.
-Colaborou: Tiago Germano

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PRODUTORES COMEMORAM

Soja atinge R$ 60.

Alta de 23% desde o início do ano

A concentração da colheita da soja e do milho está movimentando rodovias da região bem como os pátios de cooperativas e empresas que compram o grão. Por enquanto, conforme informações do Departamento de Economia Rural (Deral), do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) em Ponta Grossa, cerca de 70% da área cultivada de soja na região dos Campos Gerais foi colhida até o momento e cerca de 90% da área de milho.
Diferentemente do esperado, a produção de grãos na região dos Campos Gerais na Safra de Verão 2011/12 já é 2,5% maior do que no ciclo anterior. Somente a área de milho teve um incremento de 25 mil hectares neste ciclo, com 1,260 milhão de toneladas de produção. Já a produção de soja deve totalizar 1,670 milhão de toneladas.
Conforme o engenheiro agrônomo do Deral, José Roberto Tosato, cerca de 30% da produção de soja foi comercializada no chamado ‘venda futura’.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PRESO BANDIDO QUE ASSALTOU A CAPAL DUAS VEZES



                        Os dois assaltos aconteceram no mesmo mês no Posto de Combustível Capal da cidade de Arapoti: um no início e outro no final do mês de maio. Nos dois assaltos, o criminoso levou quase R$ 8.000,00. A forma de agir do criminoso era a mesma. O assaltante chegava no local e, depois de render os funcionários, levava todo o dinheiro do caixa. A partir das imagens, os investigadores começaram a trabalhar no caso e, logo perceberam que o autor dos dois assaltos se tratava da mesma pessoa. Foram feitas comunicações com todas as Delegacias e policiais da região, a fim de identificar o criminoso. No fim da noite do dia 14.04 um rapaz acabou sendo preso depois de cometer um assalto num Posto de Combustível na cidade de Piraí do Sul. Através de trocas de informações e comparando as imagens, rapidamente os investigadores constataram que se tratava do mesmo assaltante que cometeu os crimes na cidade de Arapoti. Os policiais estavam certos. As vítimas foram chamadas na Delegacia e, assim que viram as fotos do marginal, reconheceram-no imediatamente como sendo o mesmo assaltante. Conhecido por “Bocão”, Eleandro Aparecido Euzébio, 20 anos, coleciona várias passagens pela polícia pelo crime de roubo. Com ele foram apreendidos um simulacro de pistola, jaqueta e boné usados nos assaltos e reconhecidos pelas vítimas.  O rapaz permaneceu preso na SECAT de Piraí do Sul.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Reunião debate doação de terreno à Associação de Moradores

Vereadores esclarecem sobre uso de bem público

-Nicole Chiaradia
Na segunda-feira (02), vereadores se reuniram com presidência e membros da Associação de Moradores da Vila dos Funcionários II (AMOVIF) para debater o Projeto de Lei 1.388, que autoriza a Prefeitura a doar terreno para a construção de Sede. A reunião foi convocada pela presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rosi Rogenski Ferreira (PSB), que investiga quais ações serão desenvolvidas pela Associação antes de expedir parecer favorável. Após passar por análise das Comissões da Câmara Municipal, o Projeto será incluído na pauta para votação. Além da vereadora Rosi, estiveram presente na reunião Clara Isabel dos Santos (PV), Marino Carlos de Gouveia (PP) e Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC).
A Advogada da Câmara Municipal, Alba Maria Gonçalves, participou da discussão para explicar sobre as questões jurídicas acerca da doação e para quais finalidades o local poderá ser usado. Promover colônias de férias, atividades culturais, palestras e programas voltados ao atendimento à comunidade são algumas das ações que podem ser desenvolvidas pela Associação. “É muito importante saber que a Sede deverá ser usada igualmente por todos os membros, sem distinção racial ou religiosa, e que seu uso será em prol de toda a comunidade”, ressaltou. A construção da Sede, bem a manutenção da entidade, será financiada integralmente pela AMOVIF. O termo de doação do terreno, com área de aproximadamente 240 m², poderá ser anulado caso o bem não esteja sendo usado para as finalidades contidas no Estatuto da AMOVIF.
O vereador o Toddynho lembrou que as associações de bairro têm papel fundamental na integração social e organização de uma localidade. “Estas entidades ajudam na interação Prefeitura e comunidade, seja na reivindicação de melhorias pela população ou na divulgação de campanhas do poder público”, diz. Na justificativa do Prefeito Municipal, Luiz Fernando de Masi (PSDB), ‘a AMIVIF tem desenvolvido excelente trabalho junto à comunidade da Vila dos Funcionários II, contribuindo para a união dos associados, bem como na busca de melhorias [...] que possam proporcionar àquela comunidade o que necessitam’.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ATROPELAMENTO MATA DOIS

Um motorista fugiu sem prestar socorro depois de atropelar três jovens que saíam de um bailão à beira da rodovia PR-092, entre Arapoti e Jaguariaíva. Dois homens morreram e um ficou ferido. O motorista ainda não foi identificado.
O atropelamento aconteceu por volta das 5h30 de domingo, quando os amigos Miguel de Jesus Antunes dos Santos, 20 anos, Reginaldo de Moura Ponciano, 19 anos, e um terceiro não identificado, estavam perto da rodovia ao sair de uma casa noturna.
Santos morreu a caminho do hospital de Arapoti, enquanto Ponciano foi transferido para um hospital de Ponta Grossa e morreu por volta das 11 horas. O terceiro atropelado teve apenas escoriações e não ficou hospitalizado.

sábado, 14 de abril de 2012

Vereadora pede asfalto para Carmelina

 Poeira e lama incomodam alunos e professores; Prefeitura promete obra até julho
Nicole Chiaradia 

A vereadora Rosi Rogenski Ferreira (PSB) enviou indicação ao Executivo solicitando providência quanto à falta de asfalto na via de acesso ao Colégio Estadual Carmelina Ferreira Pedroso, no bairro Jardim Ceres. Segundo a vereadora, há grande fluxo de veículos em frente ao Colégio, inclusive de ônibus escolares. “Nos dias secos, a poeira invade a escola, o que aumenta o risco de doenças respiratórias entre os alunos. Nos dias de chuva, o problema é a lama que prejudica o acesso ao Colégio”, reclama.
Até 2010, o Colégio Estadual Carmelina não tinha prédio próprio e dividia instalações com a Escola Dona Zizi, instituição que opera em edificação municipal. Para melhorar as acomodações de ambas e atender as necessidades de espaço para professores e alunos da rede estadual, o Governo do Paraná, em terreno adquirido e doado pela Prefeitura Municipal, realizou a construção de novas instalações para o Colégio. O novo local, porém, fica em uma área de expansão da cidade e que, portanto, no início das obras, não contava com a infraestrutura básica como ruas e iluminação pública.
Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura, para que a obra pudesse ser realizada, a Prefeitura fez a abertura da rua que dá acesso ao Colégio. Porém, ‘a rua ainda não existe legalmente, já que não está com toda a documentação pronta’, explica o chefe da divisão de Obras Públicas, Josemar Muller de Oliveira.
O Chefe de Gabinete, Daniel de Azevedo, conta que ‘falta apenas o documento de averbação para legalizar a via’, que ainda não tem nome definido. “Assim que sair a averbação, a pavimentação asfáltica será incluída no convênio ParanáCidade. A previsão é que em três meses o asfalto esteja concluído”, afirmou. ***

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Polícia Civil com apoio da Polícia Militar recupera peças de veículo furtadas e esclarece furto de veículo


                        O furto do veículo havia ocorrido no último dia 08/04/2012, por volta das 20:00h, em frente a uma igreja evangélica, enquanto o casal participava de um culto. A VW/Parati. Os criminosos abriram o veículo e levaram-no do local em pouco tempo. A Polícia Civil começou a investigar o caso e logo descobriu que os criminosos chegaram no local com outro veículo, um Fiat/Palio Vermelho. Enquanto um rapaz dava cobertura, o outro michou a fechadura da Parati e saíram do local. Pouco depois os investigadores já haviam identificado os possíveis autores. A Parati furtada foi encontrada pouco tempo depois, mas já estava sendo desmontada. Os pneus e rodas, estepe, som automotivo e outras peças tinham sido retiradas e levadas pelos criminosos. Na manhã do dia 11 quarta-feira. os policiais foram até a residência de um suspeito e lá encontraram os pneus, rodas e outras peças que haviam sido retiradas da Parati. Na data de ontem, 12.04.12, logo pela manhã, os policiais localizaram e apreenderam o veículo Fiat/Pálio e no seu interior, as demais peças e acessórios do veículo Parati, inclusive um chaveiro contendo o nome da esposa da vítima e as chaves de sua residência. Os objetos furtados foram todos reconhecidos pela vítima. Os criminosos já são conhecidos no meio policial pela prática de furto de veículos na cidade e região

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Decretos denominam quatro ruas do ‘Casa Antiga II’

Familiares dos homenageados acompanharam votação

Nicole Chiaradia
A Sessão de vereadores do dia 26 de Março aprovou, por unanimidade, quatro decretos que denominam ruas do loteamento Casa Antiga II, em Arapoti. Os projetos são de autoria dos vereadores Ademir Aparecido Moreira (PSD) e Marino Carlos de Gouveia (PP). Emocionados, parentes e amigos dos homenageados, Mário Michaloski, João Anselmo dos Santos,Otaviano Carneiro dos Passos e Manoel Campos, acompanharam a matéria de discussão e votação única.
Os autores dos decretos contaram um pouco da vida de cada homenageado e sobre os seus feitos em prol do desenvolvimento do município. “Daremos a essas ruas o nome de nobres homens que residiram e trabalharam em Arapoti, e que tinham amor a esta terra”, disse Ademir. “Essas pessoas já se foram, mas a homenagem fica para que seus amigos e familiares se lembrem de seus trabalhos e contribuições para Arapoti”, concluiu o vereador Marino.

Mário Michaloski
Nascido em Ponta Grossa, em 18 de Setembro de 1935, e descendente de poloneses, Mário Michaloski trabalhou em Arapoti como pedreiro e carpinteiro durante 30 anos. Em 1975, ajudou na construção da Cooperativa Agroindustrial (CAPAL) e, anos depois, dos viadutos Dirceu Novochadlo e Cerrado das Cinzas. Casado com Judite de Lima Michaloski, Mário faleceu em 2005, deixando oito filhos, 22 netos e seis bisnetos. “A família Michaloski muito contribuiu para o desenvolvimento de nosso Município, dando sua parcela de trabalho, dedicação e amor aos Campos Floridos, onde acreditaram ser uma terra melhor para ser viver”, diz a biografia de Mário Michaloski.

João Anselmo dos Santos
João Anselmo dos Santos nasceu em Itararé-SP, em 06 de agosto de 1936. Trabalhou como Policial Militar na cidade de Jaguariaíva, de onde ganhou o apelido João Polícia. Casado com Maria da Graça Cezar, mudou-se para Arapoti em 1960, onde montou um dos primeiros estabelecimentos da cidade: o ‘Boteco do Seu João Polícia’, na Rua Telêmaco Carneiro. Foi sapateiro, granjeiro de porcos e frangos, pedreiro e jardineiro. Faleceu em 2000, deixando seis filhos, 11 netos e três bisnetos. “Acreditava no povo deste Município [...] Deixou sua parcela de contribuição de cidadão honesto e querido por todos que o conheceram”.

Otaviano Carneiro dos Passos
Nascido em Arapoti, em 23 de Março de 1924, cresceu e viveu parte da sua vida na Fazenda Lambedouro. Casou com Palmira Xavier dos Passos, com quem teve 14 filhos, 19 netos e três bisnetos. Faleceu em 1998, época em que residia no bairro Vila Romana. “Otaviano foi um cidadão honesto, batalhador e querido por todos que o conheceram”.

Manoel Campos
O arapotiense Manoel Campos nasceu em 16 de maio de 1941. Casado com Manoelina Ferreira Campos, teve três filhos e cinco netos. Trabalhou como agricultor até ser chamado para ser pedreiro e carpinteiro a serviço da Prefeitura Municipal, em 1978. Ajudou a construir escolas e pontes do município. Passou a ser operador de máquinas, função que exerceu por muitos anos. Em 2005, após ter um câncer diagnosticado, foi transferido para a função de vigia da Casa da Cultura e do Centro Estudantil. Em 2007, muito abalado com a doença, afastou-se definitivamente da sua função. “Funcionário Público, não perdia um dia de serviço sem nunca ter nenhum atestado médico. Quando precisou parar de trabalhar, não conseguiu se aposentar, ficando de atestado medico até falecer em 2009”.***

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vereadores pedem reajuste para servidores

Reposição pode chegar a 12%
Nicole Chiaradia
Com a assinatura dos nove vereadores da Câmara Municipal, um requerimento foi enviado ao Executivo solicitando a reposição de 6% aos servidores públicos de Arapoti, correspondente às perdas inflacionárias do período de junho de 2011 a março deste ano. Também foi requerido no mesmo documento, que a Prefeitura faça a correção da tabela salarial contida na Lei Complementa 07/2007, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Carreira, com base no novo salário mínimo nacional, permitindo assim, a progressão horizontal dos servidores públicos prevista em Lei – 5 a 6%.
O vereador Jan Roelof Pot, o Potinho (PSD), que participou de uma reunião com o Prefeito Luiz Fernando de Masi (PSDB) para discutir a correção salarial dos servidores públicos municipais, afirmou que o Chefe do Executivo irá seguir a Lei Complementar 07 e enviar o reajuste para votação ainda na próxima segunda-feira (23).
Porém, o vereador Ademir Aparecido Moreira (PSD) esclarece que esta é uma vitória ‘apenas parcial’. Segundo Ademir, o reajuste deveria somar 21,8% para os cargos de Serviço Geral dos níveis II, III e IV – Agentes Sociais, Auxiliares de Laboratório, Auxiliar de Secretária, Auxiliar de Enfermagem, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro e Telefonista – que estão com os salários defasados desde 2008. Nesta classe, seriam 64 servidores beneficiados. “A luta deve continuar”, lembra.
“No meu entendimento a demanda é justa e a categoria tem sim a prerrogativa de reivindicar e assegurar os seus direitos, principalmente por entender que o impacto causado (pouco mais de 11 mil reais) com esta correção aos cargos de Serviço Geral seria irrisório aos cofres públicos”, também defende o vereador Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC).

Data-Base
Ainda no mesmo documento, os parlamentares solicitaram alteração da data-base municipal, tanto para os servidores do Executivo quanto do Legislativo, atualmente fixada no mês de junho. Segundo o Presidente da Casa, Silvio Lara (PSDB), a data-base deve seguir o reajuste do salário nacional, que sempre ocorre no mês de janeiro de cada ano. “A alteração da data-base tem que ser de iniciativa do Executivo. Por isso solicitamos o envio do Projeto para que aprovação na Câmara Municipal”, explica.

Magistério
Outro requerimento enviado ao Executivo, também de autoria de todos os vereadores, pede que seja encaminhado à Câmara Municipal um plano substitutivo ao Projeto de Lei Complementar 31/2011, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal. O objetivo é que o novo projeto contemple o piso nacional do magistério para 2012, fixado em R$1.421 para uma jornada de 40 horas semanais.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Biblioteca Cidadã recebe novos livros

Harry Potter, Amanhecer, Água para Elefantes. Esses são alguns dos novos títulos que estão disponíveis na Biblioteca Cidadã. "São todos livros atuais, e muito são, inclusive, best sallers", comenta Salete Melo, coordenadora da Biblioteca
Além de um grande investimento no setor cultural do município, a coordenadora vê essa aquisição como uma forma de atrais os jovens para a leitura. "É um incentivo, já que eles [os jovens] se interessam mais por livros 'da moda", complementa.
No acervo também se encontram obras de autores consagrados, como Agatha Christie e Augusto Cury. Os títulos comprados foram sugeridos pelos frequentadores da Biblioteca e por professores da cidade. Para emprestá-los basta ir até a Biblioteca e fazer seu cadastro, levando RG, CPF e comprovante de residência.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ELEIÇÕES: Começa o embate


Prefeito Fernando

Fernando disse ao blog que o candidato oficial do grupo deverá ser decidido no final dos 45 minutos do segundo tempo. Com a revoada de alguns Tucanos para o poleiro do Braz, o resto que sobrou do PSDB não foge a luta e vai fazer de tudo para manter o partido, apesar de alguns desdenharem e até dizerem que o Irani e seus seguidores não têm força nenhuma e que até foram tarde de mais.
O PSDB só voltará nas mãos do prefeito Fernando se ele lançar candidato a prefeito, esta é a proposta do presidente estadual do Partido Valdir Rossoni. Diante disso possivelmente entra na disputa também o vice-prefeito Edson, (PSDB) que também já começa a 
articular uma possível candidatura apoiado por Fernando. Para o Potinho sobraria a vice. 
Potinho
O tão comentado também Nelsinho, bancário que saiu candidato a deputado e teve muitos votos em Arapoti esteve reunido na manhã de quinta-feira no gabinete do prefeito Fernando. Nelsinho não quis comentar o que foi fazer lá e o 
prefeito disse que a visita foi informar e que nem falaram de política.
O prefeito deixou escapar que naquela mesma tarde iria se reunir com Nelsinho novamente. Lógico que também nem tocariam em política. 
Nelsinho
Braz
Potinho garantiu que Nelsinho vai apoiá-lo na corrida à prefeitura, Braz por sua vez disse que: "Nelsinho vai ficar em cima do muro". Nelsinho não caga e não sai da moita, mas ainda pode jogar o gordo salário e mordomias que tem como sindicalista e entrar de cabeça na política e arriscar uma canastra.
Juarez também se lançou pré-candidato mas todo mundo tá dizendo que é apenas um balão de ensaio e que ele só ta fazendo barulho. "Ele não vai largar o gordo salário que o Emiliano ajeitou pra ele na Sanepar", disse a fonte. 
Este é o cenário atual da política em Arapoti e agora é hora de acomodação de todas as aves e ver quem vai ficar no poleiro de quem e ir pro embate. 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Telecentro forma mais uma turma


-Camila Delgado
No último dia 29, mais uma turma concluiu o curso de informática básica do telecentro municipal. Em cerimônias simples - as 9h e as 19h -, no próprio telecentro, 45 alunos receberam os certificados.
O curso tem duração de 40 horas, ministradas ao longo de cinco meses de aulas. Os alunos aprendem noções básicas de internet, editores de texto, planilhas e apresentações. Tudo em plataforma Windows . "Este curso é uma maneira de fazer a inclusão digital de pessoas carentes, e, dessa forma, ajudá-los nos estudos ou na busca de um emprego", coloca Simone Angelita dos Santos Sene, instrutora do curso.
Quem quiser fazer o curso deve procurar o telecentro para fazer a inscrição. Os requisitos são idade mínima de 13 anos, não ter nenhum conhecimento de informática. Quem não conseguir se inscrever para a próxima etapa pode procurar o telecentro para um pré-cadastro.
O telecentro de Arapoti está localizado em sala anexa à Biblioteca Pública Municipal, na Rua Ondina Bueno Siqueira, 180, ao lado do Centro Administrativo Municipal.

Horários de funcionamento do telecentro

Segunda e quarta-feira: das 8h às 17h30

Terça e quinta-feira: das 13h30 às 21h e
Sexta das 13 ás 16 hs.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Final dos JEP'S lota ginásio



Torcidas vibrando, muita animação e comemoração. Assim estava o clima no Ginásio Municipal Otacílio de Souza (Cide) no último dia 28. Eram as finais da fase municipal dos Jogos Estudantis do Paraná (JEP'S).

Dez escolas do município - estaduais e particulares - participaram dos jogos. Foram mais de 400 atletas disputando cinco modalidades (Futsal, voleibol, vôlei de praia, basquetebol e handebol) ao longo de sete dias de competição. "Foi muito legal ver toda aquela animação das torcidas, a garra dos jogadores. Sinal que eles levam o esporte a sério", comenta  Maurício de Oliveira, chefe da Divisão de Esporte e Lazer.

Os campeões agora seguirão para a fase regional do JEP'S, que acontecerá em Wenceslau Bráz, entre os dias 18 e 24 de maio. "Esperamos ver a mesma garra e entusiasmo dos atletas e torcida que vimos por aqui", complementa Maurício.

Lista dos campeões por modalidade

Futsal Masculino A
1º lugar: Colégio Positivo
2º lugar: Colégio Sespp
3º lugar: Colégio Estadual João Paulo II

Futsal Masculino B
1º lugar: Colégio Sespp
2º lugar: Colégio Estadual Rui Barbosa
3º lugar: Colégio Estadual Cerrado das Cinzas

Futsal Feminino A
1º lugar: Colégio Estadual João Paulo II
2º lugar: Colégio Estadual Rui Barbosa
3º lugar: Colégio Estadual Cerrado das Cinzas


Futsal Feminino B
1º lugar: Colégio Estadual Rui Barbosa
2º lugar: Colégio Estadual Carmelina Ferreira Pedroso
3º lugar: Colégio Estadual João Paulo II

Voleibol Masculino A
1º lugar: Colégio Colônia Holandesa
2º lugar: Colégio Sespp
3º lugar: Centro Estadual de Educação Profissional

Voleibol Masculino B
1º lugar: Colégio Colônia Holandesa

Voleibol Feminino A
1º lugar: Colégio Sespp
2º lugar: Colégio Colônia Holandesa
3º lugar: Colégio Estadual Carmelina Ferreira Pedroso

Voleibol Feminino B
1º lugar: Colégio Sespp

Basquetebol Masculino A
1º lugar: Colégio Positivo
2º lugar: Centro Estadual de Educação Profissional


Basquetebol Masculino B
1º lugar: Colégio Estadual João Paulo II

Handebol Masculino A
1º lugar: Colégio Estadual João Paulo II
2º lugar: Colégio Estadual Carmelina Ferreira Pedroso

Handebol Feminino A
1º lugar: Colégio Estadual João Paulo II
2º lugar: Colégio Estadual Carmelina Ferreira Pedroso

Vôlei de Praia Feminino A (não disputado)
1º lugar: Centro Estadual de Educação Profissional

Vôlei de Praia Feminino B (não disputado)
1º lugar: Colégio Sespp