quinta-feira, 22 de março de 2012

Água: Vereador pede recuperação de minas na zona rural



Falta de saneamento básico pode ser fator de contaminação
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), o vereador Ademir Aparecido Moreira (PSD) aproveitou a data para reiterar o requerimento 31/2011, apresentado em maio do ano passado. A preocupação do vereador em ambas as proposições, é com a preservação e recuperação das minas de água da zona rural de Arapoti. Segundo levantamento da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 70% das minas existentes estão contaminadas com coliformes fecais. O motivo principal seria, segundo Ademir, a falta de saneamento básico na região.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) da Secretaria de Saúde do município, existe hoje uma população rural com cerca de cinco mil pessoas e, destas, 900 famílias usam água de poço ou mina e quase 100 famílias não têm banheiro em casa. “Estes dados fornecidos pelo SIAB são de 2008. A Prefeitura precisa atualizar estes levantamentos e, com base nas novas informações, elaborar projetos que melhorem o saneamento e recuperem a qualidade da água destas minas contaminadas”, enfatiza.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a esse bem natural. Também foi elaborada pela ONU a Declaração Universal dos Direitos da Água, que torna obrigatória a responsabilidade de todas as pessoas pela qualidade da água, bem como por sua manutenção. “Este dia comemorativo vem nos lembrar de que todos nós somos responsáveis pela conservação deste bem natural. A Saúde, em parceria com o Meio Ambiente, precisa com urgência tomar medidas de recuperação das minas de água do nosso município”, afirma. 

Um comentário:

  1. Parabens ao vereador pela iniciativa, embora tenha deixado muito a desejar no decorer de seu mandato.
    Pelo menos agora os politicos de nosso municipio estão pensando em começar a trabalhar, pena que o prefeito não pensou nisso no decorer desse ultimo mandato e nem pensa agora no final do mesmo, espero cinceramente que nossa população exergue como estamos e não desperdiçe seus votos com candidatos a prefeito fernandistas, cinceramente espero que nosso atual prefeito não se envolva nessa campanha, pois onde ele estiver estarei contra.

    O voto é a unica coisa que possuimos e que os politicos dão valor, então não se deixem enganar, votem conciente e não por promessas que todos já sabemos que não seram cumpridas.

    Um grande abraço a todos os leitores e editores do Blog

    ResponderExcluir


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.